Como aplicar massa corrida em paredes
Pode até ser que você nunca tenha trabalhado com massa corrida, mas muito provavelmente já ouviu falar muito dela. O produto serve para corrigir imperfeições da superfície e é aplicado após o reboco. Ou seja, é praticamente um elemento indispensável na construção de paredes e tetos de alvenaria.
A aplicação costuma ser feita por um profissional. Mas, se você está reformando uma parede, ou trabalhando em uma área pequena, e tem certa facilidade no “faça você mesmo”, nada o impede de, literalmente, “colocar a mão na massa”.
Confira as dicas que selecionamos de como aplicar massa corrida em paredes. Elas podem ser úteis não apenas para quem vai fazer o trabalho sozinho, mas também para quer quer entender melhor a atividade do profissional contratado para a aplicação.
Materiais necessários para aplicar massa corrida
As ferramentas básicas para aplicação deste produto são espátula e desempenadeira lisa (ou com algum efeito caso você queira uma parede com textura).
Além disso, você vai precisar de selador, lixas, rolo (para aplicar o selador) e equipamentos de proteção (luvas, óculos e boné, para se proteger dos respingos da massa), e é claro, da própria massa corrida.
Preparação da superfície
Antes de aplicar o produto, é importante que a parede esteja limpa, sem mofo, poeira ou partes descascadas. Se for preciso, além da limpeza, passe uma lixa para retirar qualquer parte solta que possa prejudicar a aplicação.
O próximo passo, com a parede livre de qualquer poeira, é passar o selador. Como o próprio nome indica, o produto serve para selar as partículas da parede e, por isso, permite melhor aderência da massa corrida.
Como aplicar massa corrida
- Retire o produto da embalagem com a ajuda da espátula e aplique sobre a superfície com o auxílio da desempenadeira;
- Procure fazer camadas uniformes em toda a parede;
- Aplique o produto de baixo para cima. Além de evitar o desperdício, esse movimento também evita que a massa caia no chão;
- Aplique no mínimo duas demãos de massa. A primeira demão serve para corrigir os buracos maiores, enquanto que a segunda corrige outras possíveis imperfeições. O ideal é que entre uma e outra respeite-se um período de 12 a 24 horas de secagem;
- Depois de 24 horas da última demão, lixe com cuidado a superfície e retire o pó com um pano úmido. A partir daí a parede já está pronta para receber a pintura.